Facebook acaba oficialmente com o alcance orgânico das empresas nas Fanpages ?!

No último fim de semana o Facebook anunciou oficialmente o que todas as empresas já esperavam: o fim do alcance orgânico nas postagens dentro das fanpages. Ou seja, alcançar os fãs será possível apenas através do impulsionamento do conteúdo. A era do Facebook gratuito está oficialmente extinta.

mark-zuckerberg

O Mercado E-commerce fez alguns testes nesta segunda (02/02/15) e descobriu que por aqui o alcance orgânico ainda está funcionando. Baixo, porém, funcionando. Em um post publicado às 15:52 com uma base de 33 mil fãs, tivemos até às 17h20, o alcance de 129 fãs. Cerca de 0,39% da base total. Ainda um número muito baixo devido ao pouco tempo de avaliação do teste. Mas, prova que ainda funciona. Não se sabe até quando.

Vale lembrar que tratando-se de Facebook, não devemos nos animar muito, já que sofremos quase todas as atualizações da matriz americana. Resumindo, não vai demorar muito para que nossas Fanpages sejam completamente abandonadas pelo Facebook. E para as marcas que ficaram anos investindo em públicos segmentados e aumento contínuo do engajamento, só resta uma saída: investir no impulsionamento do conteúdo.

Não sei se isso é injusto ou não, lembrando que até agora, éramos inquilinos sem aluguel. Além disso, fomos advertidos ao longo dos últimos dois anos, onde o alcance caiu progressivamente de 15% para 8%, de 8% para 3%, de 3% para 1% e agora de 1% para nada. Como dizia a vovó: nunca construa sua casa em terreno alheio.

Por outro lado, a escassez de fãs, motivará as empresas a investirem no impulsionamento de conteúdo para públicos cada vez mais segmentados. O que é um ponto positivo para as empresas. Aumento no CPC? Ainda é cedo para falar sobre isso. Vamos observar o que irá acontecer nos Estados Unidos nos próximos dias. Na marra, o Facebook levará as empresas a repensarem a qualidade de seus conteúdos e impulsionar só o que é realmente interessante para seus fãs e suas estratégias.

O bom é que podemos usar outras estratégias de ação, aqui uma delas

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